quarta-feira, 1 de julho de 2009

Dicas para uma pele saudável

Mantenha sua pele saudável, este é o primeiro passo para impedir o desencadeamento do eczema.


Tomar banho diariamente. Assegure-se de que a temperatura da água esteja morna e não quente. Ao enxugar-se, é importante "dar palmadinhas" com a toalha ao invés de esfregá-la contra a pele. Esfregar-se elimina os hidratantes naturais de sua pele e aumenta a irritação.


Hidratar, hidratar e hidratar. Aplique um emoliente ("hidratante") enquanto sua pele ainda esteja úmida. Isto favorece a hidratação e impede que a pele se seque. Durante o dia, reaplique seu hidratante quantas vezes forem necessárias.


Evitemos as substancias irritativas.Os sabonetes, perfumes, sabões e detergentes podem irritar a pele e causar prurido. Use os sabonete neutro ou aplique-os somente nas áreas do corpo que estejam sujas ou que expelam mal cheiro. Evite perfumes e colônias que ressecam e irritam a pele. Use o ciclo de enxague duplo ao lavar a roupa, porque este elima todas as particulas de detergente que causam irritação.


Use roupas confortáveis. Escolha trajes que sejam macios e que facilitem a respiração. Roupas folgadas de algodão são a melhor opção. Durante o inverno suas roupas também devem ser frouxas e em capas para diminuir os efeitos do clima frio e seco. Tecidos como a lã, nylon e poliester podem ser muito irritantes e piorar o ciclo vicioso "coçadura-rash da dermatite atópica. Inclusive algumas tinturas nas roupas podem irritar sua pele.

Reduza a transpiração. Mantenha a casa a uma temperatura moderada para que diminua a sudorese, quer seja no verão ou no inverno. Capas de cobertores leves evitam a transpiração noturna. Lembre-se de tomar banho e aplicar seu hidratante logo após a realização de uma atividade física.

Reduza o estresse. As tensões emocionais, tais
como a fúria, a frustração, a vergonha podem desencadear manifestações de eczema. E ao mesmo tempo, sua aparição também causa estresse, originando um ciclo frustrante, principalmente para as crianças. A chave para reduzir as crises de rash desencadeadas pelo estresse está no reconhecimento dos fatores que provocam o estresse e reduzi-los mediante conselhos ou técnicas de manejo do estresse.


4 comentários:

  1. Oiee... ótimas dicas...

    To te seguindo... Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela dica!
    Passei pra deixar um oi,
    Tenha uma ótima semana,
    Ah, e vote no meu peso de porta em formato de casinha no link http://eliartes.blogspot.com/2009/07/concurso-reciclar-e-ganhar.html

    ResponderExcluir
  3. Olá flor,

    Estou passando aqui para avisa que está rolando um sorteio no brechó Juci!

    Passa lá para participar.

    http://brechojuci.blogspot.com

    Beijos
    Juci

    ResponderExcluir
  4. Oii,
    A parte mais dificil e involuntária ´o controle do ssstreeeessss, kkk.
    Estava eu sumida, mas já estou de volta.
    Odeio ficar longe dos blogs da vida, justo agora que estou de férias, mas enfim, estou com um tempinho e passando no cantinho de cada uma pra deixar um abração!
    Bjo.
    Evelyn Oliveira

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário... E não esqueça de voltar aqui outra vez.