sábado, 27 de junho de 2009

Unhas fortes e bonitas sem sacrifício

Uma saúde delicada ou problemas alimentares podem ser a causa de unhas fracas e quebradiças. Morder as unhas é outro fator que as prejudica, então, porque mesmo assim as mordemos? Se você quer ter mãos perfeitas, leia com atenção as orientações a seguir.

As unhas se enfraquecem por vários motivos. Os mais comuns são problemas de metabolismo, alergia, anemia ou deficiências de cálcio ou outros nutrientes essenciais. Mas não só os fatores internos podem fazer com que as unhas facilmente. Pessoas que se expõem muito ao sol, ao uso de detergentes ou outros tipos de produtos de limpeza também estão colocando-nas em risco. Utilizar esmaltes de má qualidade também pode causar este problema.

Mas a grande vilã para quem deseja ter mãos lindas é a péssima mania de mordê-las. Existem tratamentos dos mais diversos para evitar esta mania, como choques ou colocar produtos químicos de sabor repulsivo nos dedos, mas o melhor mesmo é se conscientizar do problema e eliminá-lo da sua vida. Como todo tipo de mau hábito, pode ser bastante difícil abandoná-lo no começo, mas quando suas unhas estiverem bonitas, fortes e perfeitas, verá que o sacrifício valeu à pena.

Algumas dicas para quem quer ter unhas mais bonitas:

  • Dieta equilibrada
    O fator básico para que suas unhas sejam fortes é a alimentação. Você deve ingerir todos os dias a quantidade certa de nutrientes indicada para a sua idade e sua estrutura corpórea.

    O cálcio fortalece e dá consistência às unhas. Use e abuse do leite e de seus derivados, além de frutos do mar e peixes. O ferro é outro nutriente imprescindível para a beleza de suas mãos. Você o encontra nos vegetais de folhas escuras como o espinafre, a rúcula e o almeirão, e também nas frutas vermelhas e no fígado bovino.

  • Manicure
    Use sempre a lixa. O uso de tesouras pode fazer com que elas se lasquem. Prefira as mais simples, de papelão, às metálicas, que também racham e estragam as pontas. Lixe-as sempre da borda de dentro para a de fora.

    Proteja sempre as mãos ao entrar em contato com substâncias químicas que possam manchá-las. É aconselhável usar sempre um creme hidratante próprio para essa região do corpo, assim como luvas. Nunca corte suas cutículas com tesoura ou com o alicate. Prefira usar um removedor especial, vendido em qualquer loja de cosméticos.

  • Esmalte
    Assegure-se sempre que as camadas de esmalte já estejam secas antes de passar as seguintes. Se você não fizer isso, elas podem ficar manchadas e feias.

  • Unhas postiças
    Se mesmo com todos os cuidados as suas unhas não ficarem do jeito que sempre sonhou, não desista. Unhas postiças ainda são uma boa solução, desde que se conheça o modelo, o tamanho e a forma ideais. Além disso, elas têm de ser muito bem colocadas para não ficarem com a aparência muito artificial e percam o charme. Procure um bom profissional antes de colocá-las.

    A maior de todas as vantagens das unhas postiças é que se pode trocar sua cor todos os dias, ficam sempre do tamanho que se quer e não quebram. Nunca tente pintá-las, pois podem ficar com o aspecto pior que o da suas naturais se mal cuidadas.

  • 2 comentários:

    1. É tudo q vc escreveu é igual a varios outros...nada inovador.
      acho que a maioria desses bloge etc,sõa só cópia...cópia...
      As dicas são boas...só boas,mas iguais a de todos.
      Uma dica inove!!!fale de coisas e dicas tuas...quem sabe!

      ResponderExcluir
    2. oooie.' estou aqui para que voces me ajudem com um grande problema qe eu tenho . meu nome é Shauanda , e sempre "comi" minhas unhas . Há uns tempos atras eu decidi parar de roer unhas . posha vida , uma menina com 16 anos, e unhas horríveeis AAARGH' assim não dá mais. o problema é qe eu NÃO CONSIGO ! vou explicar melhor : um dia sim , um dia não, eu faço minhas unhas . não é exatamente " fazer '' , mas eu sempre to tirando as cuticulas , passando a acetona e pintando ( isso viro vício :O ) . dai , no outro dia, eu já começo a tirar o esmalte com os dentes :/ (noosa, depois do trabalhão qe eu tive de fazer , em um instante consegui acabar com elas :/ ). ae depois qe eu tiro o esmalte todo com os dentes , eu começo a roer elas. GENTE me ajude . eu já comprei casco de cavalo mas mesmo assim não adiantou, eu acho qe é porqe todo dia eu passo a acetona e pinto de novo.' eu qeria qe alguéem me ajudasse pooooooor favor, urgente ! EU NÃO AGUENTO MAIS ESSAS UNHAS FRACAS E FEIAS , E QUEBRADAS ! e tbm tem um outro problema , eu deixo elas crescerem e tals. só qe ae elas demoram muitttooooooooooooo' . noosa. como demora'. ae eu fico sem paciencia. e acabo roendo.

      bom expero qe vooces ae me ajudem . preciso muito qe elas cresçam o mais rapido possivel. podem enviar dicas , receitas caseiras , qualquer coisa qe ajude pelo meu email shau.cardoso@hotmail.com

      conto com voces . Beeeeeeeeeeeeeigs ;*

      UNHAS FORTES E GRANDES ? SIIIIIIIIM , EU QUERO ! HEEEELP !
      tchau , obrigada '(:

      ResponderExcluir

    Olá, deixe seu comentário... E não esqueça de voltar aqui outra vez.